Na última década as HQ's alcançaram um alto grau de popularidade. Surfando na onda de várias produções no cinema e na TV gostar de uma boa HQ virou traço de bom gosto.
Os nerds (termo que caiu nas graças da indústria de entretenimento) das décadas de 80 e 90 representam uma grande fatia do ganho do cinema, das livrarias, lojas de roupas, acessórios etc. O cara que enchiam o saco na escola possui hoje poder aquisitivo pra gastar em brinquedos para adultos. Antes taxados de dementes, bitolados, hoje ditam o que a maioria vai assistir, ler ou escutar nos próximos anos. Então não é de se estranhar a grande quantidade de quadrinhos que atualmente ocupam nas bancas lugares de destaque.
As grandes editoras miram em coleções de luxo, o nerd que possuía as edições reeditadas em formatinhos torra sua grana. A Salvat lançou 60 volumes com Graphic Novels da Marvel (falaremos disso em breve) e mesmo com algumas cagadas mostrou aos concorrentes que era possível lançar tal material no Brasil.
A Eaglemoss veio com sua coleção da DC. De cara o material tem uma qualidade maior que a Salvat, as capas duras valem o quanto pesam, a lombada é um show a parte com uma bela composição de Alex Ross. O material selecionado é muito bom e a primeira e segunda edições são dedicadas a um dos personagens mais relevantes da DC, o Batman, lógico!
E aí, vale a pena?
Sim.
Mesmo com pequenos erros de português (não tão graves quanto a coleção de capas vermelha Salvat Marvel que falaremos em breve). O resultado final é digno de nota. Saiba mais sobre a coleção aqui. Espera-se revisões mais criteriosas no futuro pois pagamos... e caro!
Bônus:
Nosso amigo Jefferson Ravazzi (conhecido como Pedro Prado) merece um cata piolho pelo erro que achou na segunda parte de Batman Silêncio, nos extras é dito que o escritor Len Wein em 1980 expandiu a mitologia do personagem com uma história em que o pai de Bruce se veste de morcego.
Mais isso não tinha nada de novo em 80. Em 1956, Bill Finger já havia escrito essa história, ela se encontra no encadernado Batman Arquivo de Casos Inexplicáveis (uma compilação de Hq's bizarras do morcego).
Há há!
Nenhum comentário:
Postar um comentário